As atividades serão acompanhadas pelo Embaixador de Cuba, Aramis Fuentez Hernandez, e pelo conselheiro político, Francisco Delgado. Também é esperada a preseça dos presidentes Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (venezuela). Os membros da setorial Rosário da CTA já trabalham há algum tempo nos preparativos de todos os detalhes do evento.
O governo municipal de Rosário e de Santa Fé declararam "de Interesse Provincial" todas as atividades que acontecerão de comemoração. Segundo Hugo Yasky, dirigente da CTA, as atividades relativas aos 80 anos não devem ser somente para comemorar e recordar quem foi Che — mas, sobretudo, para resgatar a atualidade de seu pensamento.
Durante o evento será inaugurado um monumento de homenagem a Che. Milhares de companheiros trabalharam com pequenos pedaços de metal, tornando possível a realização do projeto. O monumento terá aproximadamente quatro metros e será instalado em um espaço público, cedido pela municipalidade de Rosário. A obra sairá de Puerto Madero, em Buenos Aires, de barco e chegará à Rosário no dia 1º de junho.
Uma importante delegação de Cuba participará de todas as atividades de comemoração. O festival artístico "Nossa América canta Che", por exemplo, contará com músicos de quase todo o continente latino americano — alguns deles renomados internacionalmente. Também está prevista uma grande mobilização que sairá no sábado, 14 de junho, a partir das 8 horas, do Obelisco até Rosário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário