terça-feira, 3 de junho de 2008

Morre em São Paulo a jornalista Hanne Capiberibe


Direto do Notícias Daqui (link ao lado)

Depois de pouco mais de um mês desde que sentiu os primeiros sintomas de câncer, a jornalista Hanne Capiberibe faleceu às 9h da manhã de hoje,03, no hospital AC Camargo em São Paulo, Hanne encontrava-se em coma induzido desde o domingo, 01. A causa da morte foi insuficiência respiratória aguda hipoglicêmica e hemorragia gástrica embolizada. A Assembléia Legislativa do Amapá, onde Hanne trabalhava, decretou luto de três dias.
A mãe de Hanne, a Conselheira do Tribunal de Contas, Raquel Capiberibe e duas de suas irmãs, Rochelle e Hoana, encontram-se em São Paulo e deverão seguir hoje para Macapá, junto com seu tio, o ex-governador do Amapá, João Capiberibe. Eles vão acompanhar o translado do corpo, que deixa São Paulo no vôo da TAM, às 21h05 e chega a Macapá na madrugada do dia 04. O corpo será velado na Funerária Santa Rita. Amanhã no mesmo local, às 16, ocorrerá uma missa, o enterro será às 17h no jazigo da família, no cemitério do centro.
Colegas de Hanne e jornalistas estão reunidos no Sindjor - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá, na av. Almirante Barroso (entre Leopoldo e Hamilton), no bairro Santa Rita. O pai da jornalista,Orlando Barboza da Silva e a irmã da jornalista, Kelma Capiberibe,estão na casa da família na av. Raimundo Álvares da Costa, esquina com Eliezer Levy, onde nesse momento reunem-se amigos e familiares. Hoje,às 18h, como vinha ocorrendo desde que Hanne foi internada para tratamento, haverá uma corrente de oração no Sindjor. Todos estão convidados a participar.
A jornalista, que completou recentemente 41 anos, começou a sentir fortes dores no último dia 19 de abril, foi transferida para Belém,onde fez uma primeira cirurgia e depois para São Paulo, para o hospital AC Camargo, onde foi diagnosticado câncer em vários órgãos.
Hanne Capiberibe era amapaense, nascida no hospital de Santana, na Vila Amazonas, atualmente era vice-presidente do Sindjor e assessora parlamentar do deputado Roberto Góes (PDT). No início dos anos 1990,Hanne estudou medicina em Cuba. Formou-se em jornalismo em 2004 e tinha muitos amigos no meio jornalístico.
Antes de morrer, Hanne escreveu em suas próprias palavras o texto 'Quem sou', que reproduzo a seguir:
Hanne Capiberibe da Silva
Jornalista
'Nascida no município de Santana em 29 de abril de 1967. Sou deTouro, portanto, meu número é 9, o humanista. Sou idealista, de umasinceridade absoluta, e sei que minha vida está mais para as grandescausas do que para um sentido particular. Muitas vezes, minha vidapessoal é deixada de lado em função de uma tarefa mais ampla de cunhosocial. Minha cor é o verde escuro e minha pedra ágata. Sou da terra eamante da natureza. Sou sensível e carinhosa, mas algumas vezes possoexplodir, porém, não sou rancorosa. Sou criativa e lutadora incansável.
Em minha personalidade são características fortes a lucidez,inteligência, simplicidade, exigência, tolerância, a sociabilidade, aobjetividade, a generosidade e a observação. Sou racional, pé no chão.Mas sou também ambiciosa, sonhadora, medrosa, teimosa.
O pensamento: “o importante no mundo é isso: que as pessoas não estãosempre iguais, que ainda não foram terminadas”. Guimarães Rosa '

Nenhum comentário: