sábado, 19 de abril de 2008

Capiberibe é observador internacional das eleições no Paraguai



Por Sizan Esberci (direto do blog Notícias Daqui)

Brasília, 18/04/2008 - O vice-presidente nacional do PSB e presidente do Partido Socialista Brasileiro do Amapá, João Capiberibe, viaja ao Paraguai a convite da Comissão Eleitoral daquele país. Capiberibe atua como observador internacional das eleições gerais paraguaias, que acontecem domingo, 20 de abril.

O socialista mostra preocupação com a tensão que se vê no país por conta da possibilidade concreta de alternância no poder depois de 60 anos de domínio do partido colorado. "O povo paraguaio caminha na mesma direção dos seus vizinhos, de soberania popular e de modernização do Estado. Para se ter uma idéia, concurso público é uma expressão que não se conhece, ainda, no Paraguai. O acesso aos cargos se dá por conta da carteira de filiação ao Partido Colorado", exemplifica o ex-governador do Amapá.

Apesar de considerar que os países latino-americanos ainda estão atrasados politicamente, Capiberibe considera que, neste século 21, a América Latina está despertando para a soberania das massas populares, implantando princípios republicanos que inexistiam ou ainda eram incipientes no poder público. Ele considera que a vitória do ex-bispo Fernando Lugo representará a modernização do Estado Paraguaio, com impacto positivo importante sobre a grande massa da população.

Nenhum comentário: