terça-feira, 23 de junho de 2009

Senador pede afastamento de Sarney da presidência da Casa

Tá no Estadão de hoje. (www.estadao.com.br)

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu nesta segunda-feira, 22, o afastamento do senador José Sarney (PMDB-AP) da presidência da Casa por 60 dias, até que todas as denúncias contra o Senado sejam apuradas. "Espero que ele se afaste e passe o cargo para o vice-presidente do Senado (senador Marconi Perillo)", disse Buarque em discurso no plenário. A avaliação do senador é de que as denúncias estão sendo apuradas em ritmo muito lento.

Comentário:
Será que o "velho lobo" se ausenta do Senado para garantir a apuração das denúncias? Ou permanecerá o "velho lobo" sentado em sua cadeira mágica do poder, até que todas as denúncias contra ele e sua trupe da vassalagem, sejam todas, devidamente colocadas embaixo do velho e bom tapete azul do Senado Federal? Não que eu esteja desanimado, pelo contrário, apenas estou sendo um tanto quanto realista...! Saia "velho lobo", vá descansar um pouquinho...

Deputado Camilo Capiberibe pede transparência imediata nas contas da Assembléia do Amapá

Por Karen Cardoso (Assessora de Comunicação do Dep. Camilo Capiberibe)

O Presidente Lula sancionou, dia 27 de maio, a lei complementar 131/2009, de autoria do senador João Alberto Capiberibe, por isso chamada de Lei Capiberibe, que obriga a transparência fiscal nas contas públicas de todo o país.
Até maio de 2010, todas as despesas (gastos) e receitas (arrecadação)dos órgãos públicos deverão estar disponibilizados na Internet, sem qualquer restrição de acesso. A população poderá acessar sites e fiscalizar toda movimentação feita naquele órgão. Até mesmo os pagamentos que o próprio cidadão fizer vão constar, automaticamente, nessa prestação de contas eletrônica. Na última terça-feira (16), João Capiberibe foi convidado pela vereadora Cristina Almeida para fazer uso da tribuna da Câmara dos Vereadores, quando explicou o funcionamento da lei de transparência.
Na sessão de quarta-feira (17), o deputado Camilo Capiberibe, em seu pronunciamento, propôs que a Assembleia Legislativa desse o exemplo para o estado do Amapá e para todo o Brasil, adotando imediatamente a lei Capiberibe.
“Implantemos a transparência já. Coloquemos as contas da Assembleia na Internet. Podemos esperar até o dia 27 de maio de 2010 ou podemos nos antecipar dando exemplo para o país. Isso não é mais querer e não querer, é obrigação”, sugeriu o deputado.
O deputado do PSB disse ainda que é preciso ir além revelar os gastos de pessoal da AL e divulgar os nomes dos assessores e os salários recebidos para que o povo possa fiscalizar o trabalho dos funcionários públicos.
Complementando, o deputado Ruy Smith pediu que os parlamentares afastassem o medo da mudança, e encarassem a transparência como uma proximidade positiva com a população. “A população precisa saber o que está acontecendo aqui dentro dessa casa de leis, os deputados que falam, os que se esquivam, com a questão financeira não seria diferente, quem ta gastando, quanto, com o que. É fundamental que todos esses detalhes estejam transparentes para o cidadão. Que afastemos o medo”, falou Ruy Smith.
O deputado Camilo lembrou ainda que o governo atual decidiu por manter o Portal da Transparência que foi implantado pelo governo do PSB e com isso ele, como qualquer pessoa, pôde fiscalizar a administração pública. “Quando o governo Waldez faz algo certo, eu tenho que registrar, a permanência do portal de transparência foi um exemplo de acerto. Afinal sem o portal, eu não poderia descobrir alguns erros cometidos pela administração pública. Um exemplo foi com o leite que custava menos de 4 reais e estava sendo comprado por 14.Tudo isso eu via e mostrava à imprensa no site do governo, para não dizer que eu inventava essas afirmações”, relatou.
Por todos os benefícios que a população terá, que o deputado Camilo Capiberibe pede que a Assembleia Legislativa tome como lição a lei Capiberibe e seja a primeira a colocar em “pratos limpos” a receita de todos os setores da Casa de Leis.

Comentário:
Chegou a hora de mostrar para o povo como são gastos os recursos que entram naquela Casa de Leis, afinal, não se trata de "troco da pinga", é muita grana concentrada num só Poder. Será que está sendo bem investido? O que você acha? Deixe a sua opinião na caixa de recados ao lado.

domingo, 21 de junho de 2009

OAB critica duramente Sarney e o presidente Lula em nota oficial

jornalpequeno.com.br

Em nota distribuída na sexta-feira (19), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticou duramente o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Segundo a entidade, em seu discurso da tribuna da Casa, na terça-feira (16), Sarney “procurou eximir-se de responsabilidades”. A OAB também lamentou “a manifestação do presidente da República, quando disse que ‘eu penso que o Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como uma pessoa comum’. Leia a íntegra da nota:
“O Colégio de presidentes da OAB, reunido hoje (19.06) em Maceió (Alagoas), manifesta sua indignação e perplexidade em face dos sucessivos escândalos que envolvem a administração do Senado Federal, desacreditando-o perante a opinião pública.
Mais que isso, repudia os termos do pronunciamento feito por seu presidente, José Sarney, da tribuna do Senado, quando procurou eximir-se de responsabilidades; igualmente lamenta a manifestação do presidente da República, quando disse que ‘... eu penso que o Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como uma pessoa comum’.
O Senado Federal, lamentavelmente, está envolto em graves acusações que pesam sobre a instituição. E são acusações que chocam a nação, tais como nepotismo, peculato, atos secretos e inconstitucionais, recebimento indevido de recursos públicos, entre outros.
Em face disso, o Colégio de Presidentes da OAB se associa às veementes manifestações de repúdio da sociedade brasileira e clama por providências reparadoras imediatas, que propiciem ampla investigação.
Sem um Legislativo forte e respeitado, a democracia corre riscos. E é em sua defesa que tais providências - imediatas e inapeláveis - são exigidas pela sociedade brasileira.”

Comentário:

De fato, já não guardo expectativas quanto à possibilidade do Presidente Lula se curvar aos ideais socialistas. Cheguei a pensar por um bom tempo, que se tratava de uma estratégia política para garantir a viabilidade das ações do seu governo junto ao parlamento federal, triste engano, Lula há tempos já não convence nem a si próprio, no ponto de vista ideológico, ignora de forma descomunal a sua popularidade arquitetada, boa parte pelo seu tato popular e a sua capacidade singular de falar com o povão, mas também pelo assistencialismo feroz e alienante, algo semelhante e até mesmo superior aos tempos de FHC, sem querer colocá-lo na vala dos comuns, apesar de merecer. Sinto-me traído pela esperança, mas não vencido pelos covardes que insistem em prevalecer sobre o povo sofrido do meu país. Na minha opinião, se não consegue se posicionar enquanto chefe de Estado, frente ao caos institucional que assola o Senado Federal, o Presidente Lula poderia ficar calado. Seria bem melhor, o povo ainda não está nas eleições de 2010, portanto, o Senhor presidente Lula deve guardar a seda pra rasgar junto aos seus súditos no momento adequado e não num momento de crise moral, na qual vive a política desse país. O que diferi o povo brasileiro desse verme chamado Sarney é o caráter, é a honradez é a honestidade de um povo que luta a cada dia pelos seus sonhos e objetivos, inclusive, tem muita gente traíra que é fruto disso, mas não há de ser nada, não há de ser nada...