sábado, 14 de junho de 2008

O deputado/presidente/candidato.

A Crítica do Jornalista Corrêa Neto à propaganda de Roberto Góes (site ao lado)

Vi a propaganda do Roberto Góes, o truculento e sorridente deputado/presidente da Federação de Futebol, querendo fazer a plebe ignara acreditar que ele pode fazer, na Prefeitura de uma cidade/capital de um município de quase quatrocentos mil habitantes, praticamente destruída, com todos os problemas complexos que tem, o que fez com uma federação de futebol, apoiado por malas e malas de dinheiro fácil distribuído a rodo. Acha que é a mesma coisa.
Só não foi engraçado o deputado/presidente/candidato dizer que o PDT prima pela escolha de pessoas competentes e qualificadas para administrar; Isso faz crer que, se eleito, e as possibilidades são granes porque o povo não está nem aí, Góes vai mandar trazer o Gutembergue Jácome da Silva, uma das mais “qualificadas” e “luminosas” escolhas do PDT, que saiu daqui levando R$ 70 milhões, só de consultorias pagas pelo Governo do primo Waldez. E se o Gutembergue estiver muito ocupado, contando dinheiro amapaense e rindo da cara do povo daqui, o deputado/presidente/candidato pode aproveitar os “qualificados” que armaram o roubo de quarenta milhões dos remédios da saúde pública, ou alguns da quadrilha que foi afastada da Secretaria de Saúde. Estão todos aí, disponíveis. Se o deputado Roberto Góes for eleito prefeito de Macapá, e conseguir parar de juntar jagunços para ajudá-lo a espancar jornalista dentro de restaurante, mesmo sem entender do assunto, sobrará tempo para administrar a cidade.

Comentário: Quem acompanha o "DO MEIO DO MUNDO" sabe o quanto tenho chamado a atenção para a limitação desse deputado "truculento e sorridente". Uma pessoa que começa a se apresentar a sociedade como pré-candidato a prefeitura da nossa sofrida e abandonada Macapá, tratando-a como uma federação de futebol, sinceramente vai...! Esse indivíduo não sabe o que está fazendo ou falando, como queiram. Como confiar em quem possui um pensamento simplório como esse? Macapá precisa de alguém que a trate com responsabilidade, competência e vontade política e não como uma federação de futebol de 5ª divisão. Respeito é bom e o povo gosta!
Ah! Reafirmo o convite, visitem a Assembléia Legislativa, de 2ª a 5ª, sempre pela manhã, e vocês verão essa figura com seus próprios olhos.

ANÚNCIO OFICIAL: PSB & PSOL

Notícias Daqui (link ao lado)


Os dois partidos estarão realizando na próxima segunda-feira uma coletiva de imprensa a partir das 8h30 da manhã na sede do PSB para oficializar uma aliança com vistas às eleições de outubro deste ano. Naquelea ocasião os dois partidos deverão também anunciar a chapa.

Comentário: Mesmo com a aliança concretizada, Psb e Psol ainda trabalham duro no sentido de ampliar a frente de oposição para as eleições vindoura. Tudo indica que o PMN (partido do deputado narcisista e perturbado Manoel Brasil) está garantido e ainda falta a definição de mais dois partidos que fecharão o bloco de esquerda que se apresenta enquanto via alternativa para as eleições 2008.

Relatório técnico aponta para interdição do matadouro

Do Notícias Daqui (link ao lado)

Os relatórios dos órgãos públicos que participaram da inspeção ao Matadouro Municipal foram entregues ao vereador Clécio Luís (P-SOL). Com exceção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, entregaram o relatório o Conselho Regional de Medicina Veterinária, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Diagro. A visita, que havia sido cancelada anteriormente pela Prefeitura de Macapá, aconteceu no dia 7 de maio em meio a tumultos causados pelo secretário de Saúde, Emanoel Bentes, que agrediu verbalmente o vereador na entrada do Matadouro. Mesmo com o contratempo, a inspeção foi feita com autorização do administrador, Alberto Fonseca.

Os relatórios apontam que as denúncias feitas por moradores ao vereador são verdadeiras. Nos documentos são relatadas as situações de trabalho e higiene e são enfáticos ao afirmar tecnicamente que restos de animais são abatidos fora dos padrões e jogados no igarapé Paxicu, deixados à céu aberto, o que provoca mal cheiro em toda a vila onde está localizado o Matadouro. O Conselho de Medicina relata ainda que a empresa que administra o Matadouro funciona irregularmente junto ao órgão. O transporte e condicionamento da carne também são feitos de modo inadequado o que, de acordo com os relatórios, trazem risco de contaminação. Em resumo, os relatórios afirmam que o local deve ter as atividades suspensa. Clécio diz que mesmo os relatórios pedindo a interdição a situação deve ser analisada do ponto vista econômico. “É necessário compatibilizar os interesses econômicos com o coletivo, algumas questões são estruturais e de conduta, o Matadouro tem que se adequar aos padrões mínimos exigidos, se não se enquadrar dentro de um prazo, aí sim, deverá ser fechado e infelizmente vai deixar muitos trabalhadores desempregados”, diz o vereador.

O vereador já havia denunciado o que foi constatado pelos relatórios, a falta de controle animal, condições de trabalho precárias, e os procedimentos usados no abate que colocam em risco o meio ambiente. “Esta situação é antiga, estamos prestando contas com a comunidade e exigindo providências,estamos desmoralizando o que disse o secretário Emanoel, quando ele foi coordenador da Vigilância sanitária nunca tomou medidas para melhorar o Matadouro, a situação está como antes, os relatórios comprovam tudo o que eu foi falado anteriormente”, fala Clécio. Na manhã de qurta-feira (11), o vereador foi ao Ministério Público, e em audiência com a promotora de Meio Ambiente, Ivana Cei, mostrou os relatórios. A promotora disse já estar ciente dos problemas no Matadouro e que os documentos darão suporte técnico para que o Ministério Público tome providências. “O parecer dos próprios órgãos municipais condenam o Matadouro, a Vigilância e a Secretaria de Meio Ambiente apontam irregularidades, é uma questão de saúde pública”, diz Clécio. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente não enviou técnicos para acompanhar a inspeção mas comprovou que o igarapé Paxicu e o rio Amazonas estão contaminados.

Comentário: Eu penso que nesse momento o que deve prevalecer é a vontade coletiva, não aquela representada muitas vezes por uma maioria com intenções previamente formulada , mas sim, pelo interesse geral coletivo. Sabemos dos transtornos que a interdição causará aos funcionários do matadouro e seus familiares, entretanto, a garantia e a preservação da saúde de todos os cidadãos e cidadãs amapenses é algo bem maior e representa a vontade absoluta. Sem falar dos graves problemas ambientais causados pela falta de consciência ambiental dos administradores do matadouro.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

PF prende filho da governadora do RN em operação contra fraudes em licitações

Folha oline (link ao lado)


A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira, durante uma operação contra desvios de verba pública, por meio de fraude a processos licitatórios, Lauro Maia, filho da governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB) foto ao lado. A operação, batizada de Hígia, cumpre 13 mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte e Paraíba. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal do RN. Segundo a PF, a quadrilha celebrava ilicitamente contratos de higienização hospitalar e locação de mão-de-obra. Também houve, de acordo com a polícia, a prática de corrupção de agentes públicos e tráfico de influência para contratações emergenciais. A Polícia Federal informou que a quadrilha desviava verbas públicas por meio de contratos mantidos pelas empresas investigadas com o poder público. Os contratos eram celebrados e prorrogados mediante o pagamento de vantagens pecuniárias indevidas a servidores públicos. As investigações foram iniciadas no final de 2005. Segundo a PF, os valores dos contratos fraudados somam mais de R$ 36 milhões. Cerca de 190 policiais federais participam da operação. Os presos devem responder pelos crimes de falsidade ideológica, peculato, corrupção, prevaricação, tráfico de influência, fraude à licitação, dispensa indevida de licitação, patrocínio de interesse privado e prorrogação contratual indevida.

Comentário: Lamentável! O PSB deverá se posicionar acerca desse fato e cobrar explicações como sempre tem feito ao ocorrer fato dessa natureza. O PSB possui, através do ex-Senador João Capiberibe (PSB/AP) o projeto mais moralizador desse país, que é o "projeto transparência", que hoje aguarda votação na câmara federal, já tendo sido aprovado no senado. O projeto surgiu no Estado do Amapá quando o ex-Senador João Capiberibe era governador. Fica aí o exemplo de uma gestão sem corrupção e extremamente controlada pelo o povo.

Pronto pra luta...


Ontem o Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizou uma reunião com todos os coordenadores dos núcleos de base do partido para tratar das eleições municipais que se aproxima.
Foi apresentada pelo presidente do PSB, senador João Capiberibe, uma pesquisa de consumo interno, na qual o deputado Camilo Capiberibe figura entre os favoritos para assumir o trono do João Pororoca.
Foi pacientemente explicado as centenas de pessoas que ali estavam, as razões estratégicas que justificam a não candidatura do Capi para a prefeitura, uma vez que grande parte da militância 40 gostaria que o seu lider maior fosse o candidato, porém, todos compreenderam as razões e ratificaram o nome do jovem deputado Camilo Capiberibe, que não hesitou em assumir a responsabilidade de representar os anseios de mudanças da militância mais aguerrida do estado.
Em sua fala, o deputado Camilo Capiberibe expressou a sua satisfação de ter sido lembrado pelos companheiros da executiva, afirmou que não tinha essa pretensão, pois está no início do seu mandato, que por sinal tem pautado os grandes debates sobre os grandes temas que envolve o nosso Estado, trabalhando no sentido de contribuir com o povo amapaense, como tem feito.
Para o deputado Camilo Capiberibe, realizar as transformações que Macapá precisa é algo possível sim, desde que haja vontade e compromisso político. Quanto ao discurso de que lhe falta experiência, que algumas figuras tem utilizado para inviabilizar a o seu nome, Camilo Capiberibe afirmou que a experiência que alguns possuem ele faz questão de não ter, referindo-se aos que se corrompem ao se deparar com o poder.
A convenção do PSB está marcada para o dia 29 de junho, o local ainda não está definido.
Ao que tudo indica e pelo que deu pra visualizar ontem, será uma grande convenção, como sempre foi e o PSB está cada vez mais unido, organizado e pronto pra luta.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

DO MEIO DO MUNDO, mais interativo.

É isso aí galera! O nosso blog agora possui um mural para recados, denominado pelo companheiro Raul Mareco de "Mural do Caião", aliás, quero agradecer ao Mareco por ter colocado essa ferramenta e o contador de estatística no blog, deixando-o bem mais interativo. Valeu Raul!
Agora é só fazer uso turma! Fiquem a vontade!


Abraços!!!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

A tragédia da entrada do Renascer.


Direto do site do Corrêa Neto (link ao lado)

Cinco horas da manhã do último sábado. Como faz todos os dias, o homem abria as portas do açougue da família, perto da Avenida Tancredo Neves, no bairro São Lázaro, quando ouviu o barulho inconfundível e forte de um carro batendo em alguma coisa. Atravessou correndo os quase cem metros de rua que o separavam do local do acidente, no outro lado da avenida, entrada do bairro Renascer. A cena era dantesca. Um carro utilitário com quatro pessoas na carroceria, conduzido em alta velocidade, como indicava a violência do impacto, tinha perdido o controle e derrubado um poste da rede elétrica. Os quatro passageiros da carroceria estavam jogados do outro lado do muro, na cabine o motorista Waslon Paulo Miranda de Souza, de 18 anos, e Jéssica da Silva Amaral, de 15 anos, estavam mortos e Andreza Taiane, de 13 anos, até o meio da tarde de hoje continuava internada, com traumatismo craniano em estado grave na UTI do Hospital de Pronto Socorro. Jéssica, a menina de 15 anos, morta na cabine do carro era filha do homem que abre seu açougue todos os dias às 5 horas da manhã. A jovem morreu a menos de cem metros de sua casa. O juiz de direito Marconi Pimenta, uma das autoridades mais determinadas no combate às causas dos acidentes de trânsito que tem provocado verdadeira mortandade em Macapá, estava assustado ontem, ao dar uma entrevista para a jornalista Simone Guimarães, da TV Amapá. Falando exatamente sobre o acidente de sábado pela manhã, o magistrado enumerou uma série de violações das leis, que contribuíram para a tragédia. Da entrevista do juiz é possível deduzir que: 1) os jovens estavam saindo de uma boate às cinco da manhã, o que significa que não está sendo cumprida a lei que determina o horário de fechamento. 2) Todos os jovens envolvidos no acidente demonstravam sintomas de ingestão de bebidas alcoólicas. Como as jovens eram e são menores de idade, então alguém está vendendo bebida alcoólica para menores. 3) O carro conduzia pessoas na carroceria, o que é proibido por lei. 4) É possível supor que o veículo tenha atravessado a cidade ou parte dela em alta velocidade sem ter sido interceptado porque à noite, em Macapá, a Polícia dorme. 5) Se todos haviam ingerido bebidas alcoólicas, o condutor do veículo poderia estar dirigindo embriagado.

terça-feira, 10 de junho de 2008

O “Projeto Assembléia”.

Artigo do site do Corrêa Neto (link ao lado)

O que o governador Waldez Góes vem fazendo nos momento que antecedem a campanha municipal deste ano, é o tipo do jogo político mais em prática no Brasil desde há muito tempo, com raras, raríssimas exceções. O poder compra, corrompe, pressiona, chantageia, agride, persegue e se alguém consegue superar tudo isso, é isolado e destruído.
A grande maioria dos políticos que mandam no Brasil é formada por verdadeiros craques nisso. Muitos deles costumam montar dossiês de seus “amigos” e se utilizam deles, com a maior desfaçatez, caso se torne necessário. Vocês não têm idéia de quem seja um dos maiores especialistas nesse tipo de controle? Jura que não tem?
A prática do governador dá para imaginar qual seja, mas não dá para dizer exatamente qual é. Waldez Góes é refém da Assembléia Legislativa. Seu governo é tão vulnerável que ele não tem como não ser. Não fosse assim e se tivesse uma outra orientação não liberaria, sem resmungar, R$ 98 milhões para uma Assembléia com apenas vinte e quatro deputados gastar, não se sabe, ou se sabe como, durante um ano só.
Waldez tem neste momento dois interesses: o seu, que é eleger Marília, deputada federal em 2010, e a indicação de Sebastião Bala para a prefeitura de Santana pode ser uma limpeza de caminho, para que os dois não se encontrem lá na frente disputando o mesmo espaço.
O segundo interesse, isso vem sendo dito por um dos meus consultores não remunerados, é na verdade engolir um sapo, que é viabilizar o projeto da Assembléia Legislativa, elegendo o “primo” Roberto Góes para a Prefeitura de Macapá e Jorge Amanajás para o governo do Estado em 2010. Se não fizer isso Waldez é cassado.
Dentro da Assembléia Legislativa do Estado estão hoje alguns dos homens mais ricos do Amapá. Ricos com poder e um projeto de poder de longo prazo. A “base de apoio” é hoje mais poderosa que Waldez e ele sabe disso, como sabe das dívidas que tem com ela.
Para cumprir isso tudo Waldez vai lançar candidatos em todos os municípios passando por cima, quando necessário, como é o caso de Santana, dos aliados que o tem sustentado até agora. Junto, quer ser senador daqui à dois anos. Basta?

CGU aponta desvios de recursos federais na prefeitura de Macapá


Do site do Chico Bruno (link ao lado)


Desde 2005, os fiscais da Controladoria-Geral da União (CGU) percorreram 9 das 100 maiores cidades do país para checar, por amostragem, lisura e eficiência dos projetos financiados com verba federal.

Nas nove cidades a CGU encontrou indicação de irregularidades, como licitações forjadas, programas com beneficiários fantasmas, desperdício de equipamentos, sumiço de bens e superfaturamento.

Em Macapá, cidade com mais indícios de irregularidades "graves", segundo a Controladoria-Geral da União, que fiscalizou a prefeitura de Macapá, entre os dias 30 de março e 9 de maio de 2006, o prefeito petista João Henrique Pimentel (na foto entre o banqueiro do jogo do bicho, Aniz Abraão, e o governador Waldez Góes), nega as evidências apontadas pela CGU e diz que questionou judicialmente o relatório da Controladoria.

A CGU constatou em Macapá, por exemplo, a inoperância do Controle Social do Bolsa Família e não comprovação da constituição formal do Controle Social e da Coordenação Municipal do Programa por parte da Prefeitura.

Além disso, foram anotadas a inexecução e não devolução dos recursos de diversos convênios com a União.

O relatório tem 219 páginas e pode ser lido aqui.

Em 2004, o prefeito João Henrique foi um dos 31 presos pela Operação Pororoca da Polícia Federal, que investigou desvios na prefeitura e no governo do Amapá.

O processo se encontra parado no STJ na gaveta do desembargador Fernando Tourinho.

Se liguem na enquete galera!

A partir de hoje até o final de julho, vamos está realizando uma enquete sobre a aceitação dos pré-candidatos a prefeitura de Macapá city. Não perca tempo, vote agora! As opções está ao lado.
Abraços!

Amapá marcando presença na executiva nacional do PSB

Na foto, o deputado Camilo Capiberibe abraça as duas novidades na executiva nacional do PSB (Cristina e Alex)

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizou durante o último final de semana o seu XI congresso nacional. O evento ocorreu no auditório do Senado Federal, onde foram também realizados simultaneamente os congressos dos segmentos de apoio do partido, como a juventude, mulheres, sindicalismo e movimento negro.

O saldo da participação do Amapá foi extremamente positivo: pois o ex-senador João Capiberibe permaneceu na 3ª vice-presidência, Cristina Almeida assumiu a secretaria nacional do movimento negro e o jovem Alex Nazaré, que exerce atualmente a função de assessor especial da secretaria nacional de juventude do governo Lula, assumiu a secretaria nacional de juventude do PSB, a instância máxima de representação do segmento de juventude do partido. Sem dúvidas, um motivo de orgulho para os socialistas amapaenses, cabe lembrar que o Alex Nazaré, já foi presidente nacional da JSB.
Parabéns Alex, Cristina e Capi!