terça-feira, 15 de julho de 2008

A blindagem do Sarney

Por Chico Bruno. (link ao lado)


Ou o Zé Sarney é um gênio do mal, ou mais inteligente que a Polícia Federal e o Ministério Público juntos, ou simplesmente é um anjo do bem, que Deus botou na terra para proteger as grandes empresas, principalmente as ligadas aos setores da energia elétrica, mineração e construção civil.

Todo mundo sabe quem levou a Gautama para o Maranhão, e quem a trouxe para o Amapá. Sabe das ligações dele com o Zuleido Veras, Eike Batista, com aquele outro banqueiro, compadre dele, Edemar Cid Ferreira, que faliu o Banco Santos não antes do Sarney retirar de lá o que tinha depositado.

Foi o Sarney quem nomeou o Silas Rondeau para o Ministério de Minas e Energia, afastado por corrupção. É dele a nomeação da cúpula do Luz para Todos, no Maranhão, encrencada até o último fio de cabelo em corrupção, é quem indica os dirigentes da Eletrobrás, Eletronorte, agora tomada pelo Jáder Barbalho.

Diante de tudo isso, é estranho que as investigações sempre cheguem no entorno do oligarca maranhense, mas nunca o atinjam diretamente. Então o Zé Sarney é santo, não recebe nenhum quinhão dessas mega empresas que ele encaminha para os estados brasileiros, e as apadrinha junto aos governantes? Ou existe uma ordem assim: “pega todo mundo, menos o Sarney”?

Nenhum comentário: