terça-feira, 16 de junho de 2009

Governo gasta mais verba com propaganda do que com segurança pública‏

Por Karen Cardoso

Na ultima semana aconteceu em Santana uma Conferência Livre para debater a Segurança Publica do município. Organizado pela sociedade civil juntamente com a prefeitura, a conferência mostrou o quanto a população está preocupada com esse quesito vital para a boa convivência em comunidade. O Deputado Camilo Capiberibe esteve presente.
O deputado do PSB palestrou durante o evento e denunciou que em Macapá, deveria ter acontecido uma Conferência Municipal porém a prefeitura não demonstrou interesse de debater o tema no âmbito da capital do estado o que levou a organização da Conferência Nacional a fundir a discussão municipal com a conferência Estadual em apenas um evento. “Era tarefa da prefeitura convocar a conferencia municipal, mas o prefeito enrolou e decidiu pegar carona na conferencia estadual. O que apesar de representar um grave prejuízo para o povo de Macapá ainda é melhor do que nada, ao menos uma vai acontecer uma discussão”, lamentou o deputado do PSB.
Uma das idéias mais defendidas pelo parlamentar do PSB, é a difusão da policia comunitária na qual o policiamento é feito por homens conhecidos da comunidade e em quem eles podem confiar e também denunciar caso façam algo de errado. Esse atendimento na própria comunidade ajudaria aliado a estratégia de integração concretizada nos Centros Integrados de Segurança Publica, CIOSPs, a resolver os casos rapidamente. “Apesar de ser um exemplo para combater a criminalidade, os CIOSPs estão abandonados e hoje 57% dos homicidios não são solucionados no estado do Amapá por falta de estrutura, material e pessoal. E quando são solucionados é porque a família financia as investigações, isso foi matéria do Jornal Leia Agora no ano passado”, contou Camilo Capiberibe.
A solução está no orçamento. Segundo o deputado, a população precisa debater o orçamento público,pois, exemplificou o deputado do PSB o orçamento para propaganda governamental está acima do que é destinado para a policia militar e para a polícia civil. “É preciso saber da população, se ela quer ver o governador na televisão ou se quer ter mais tranqüilidade ao andar na rua, e ter paz ao estar em casa. Duvido que eles deixem a segurança em segundo plano, para isso vou ingressar com uma série de requerimentos para que discutamos setorialmente o orçamento debatendo as áreas de segurança, educação, saúde, etc”, finalizou Camilo Capiberibe.

Karen Cardoso é assessora de comunicação do dep. estadual Camilo Capiberibe (PSB/AP)

Nenhum comentário: