domingo, 22 de junho de 2008

Hospital do Câncer: marcado pela corrupção e o abandono

Compondo a mesa: dep. Camilo Capiberibe, promotor Marcelo Moreira, pres. SINDSAÚDE Cleydson Nascimento

"Com exceção do comentário, texto e fotos extraídos do releese da assessoria de imprensa do dep. Camilo Capiberibe".

O deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB) realizou na manhã desta quinta-feira (19), uma Audiência Pública para debater com as autoridades governamentais o futuro das obras do Hospital do Câncer, localizado na Zona Norte de Macapá, abandonado há quatro anos, devido ao desvio de recursos públicos federais da obra, descoberto pela Polícia Federal em novembro de 2004, quando até o prefeito de Macapá João Henrique (PT) foi preso. Porém, grande parte das autoridades convidadas para o evento não compareceram, apesar de terem recebido em seus gabinetes, na terça-feira, os ofícios convidando-os.

O fato foi lamentado tanto pelo deputado Camilo, quanto pelo público que compareceu para falar também a respeito do tema. Apenas três autoridades fizeram parte da mesa: o secretário de saúde do Estado, Pedro Paulo Dias, enviou o secretário-adjunto, Alfredo Inajosa Braga, pois se encontra em Brasília; o presidente do SINDSAÚDE, Cleydson Nascimento; e o promotor Marcelo Moreira, da Promotoria da Cidadania do Ministério Público do Estado.

Participaram também representantes do Conselho Estadual de Saúde, assim como os deputados Paulo José (PR), Ruy Smith (PSB) e Jorge Salomão (DEM). A Secretaria de Estado da Infra-estrutura, o Conselho Regional de Medicina do Amapá, e a Secretaria Municipal de Saúde, não justificaram suas ausências. “Apesar das ausências, o povo do Amapá não pode pagar a conseqüência do temor das autoridades, e merece que a obra do Hospital do Câncer seja debatido. Esta Casa de Leis tem a obrigação de fiscalizar estes problemas, assim como não podemos em um momento como este colocar interesses políticos acima das necessidades da população”, afirmou o socialista Camilo.

Em um dos momentos mais emocionados do evento, a senhora Ana Maria (foto acima), doméstica residente do Parque dos Buritis, falou do drama que vive com sua filha, de quatro anos, que contraiu leucemia. “Sou usuária do SUS e gostaria que o governo resolvesse a situação dos remédios para o tratamento do câncer, que são caríssimos. Minha filha de quatro anos tem leucemia e sofro muito. Cheguei a brigar com o chefe de gabinete da secretaria de saúde, Celso de Deus, que disse não ter dinheiro pra pagar a passagem, mas o que eu queria era viajar para tratar minha filha, e ele disse que não ia tirar do bolso dele pra pagar a passagem. Isso é uma falta de respeito imensa com toda a população”.

Comentário: Chega a ser repulsante saber que a maioria dos nossos deputados estaduais, que deveriam cumprir o seu mister de legislar a benefício do povo, mantém essa postura frente a essa questão, tão importante para o nosso estado, realmente, tal postura revela a face pueril e rasteira do parlamento estadual, salvas as exceções. Há os que afirmam que os políticos são o reflexo do povo que o elegeu, eu hein! Nesse caso eu vou parafrasear o personagem do Zorra Total "Salim Baba Maluf", ESSE REFLEXO NÃO É MEU...!!!

"Com exceção do comentário, texto e fotos extraídos do releese produzido pela assessoria de imprensa do dep. Camilo Capiberibe".

Nenhum comentário: