sexta-feira, 2 de maio de 2008

PRP pede suspensão da posse de Geovani Borges como senador da República

Postagem retirada da Zona do Zico - link ao lado

O ex-prefeito de Santana, Geovani Borges - suplente que assumiu recentemente o mandato de senador- está ameaçado de perder a vaga no Senado Federal.

É que o presidente do Partido Republicano Progressista (PRP), Joel Cilião, ajuízou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no último dia 19 de abril, pedido de investigação judicial eleitoral contra o senador. Segundo Cilião, Geovani Borges está inelegível por conta de três processos que tramitam no Tribunal de Contas da União (TCU), reprovando as contas referentes à sua gestão como prefeito de Santana, no perído de 1992 a 1996.

O documento protocolizado TRE, que faz o pedido de investigação, é baseado em dados dos processos obtidos no site do TCU, que indicam a inelegibilidade do ex-prefeito, fato que o impediria de tomar posse como senador. Ainda descreve o documento, que Geovani responde a um processo criminal e cinco processos de execução promovidos pela União Federal.

Desde 2002, Geovani é registrado na Justiça Eleitoral como primeiro suplente do atual senador Gilvan Borges, que assumiu mandato na vaga do ex-senador João Capiberibe (PSB). Na última terça-feira, foi empossado senador no lugar de seu irmão, Gilvan, licenciado por motivo de doença.

O PRP pretende suspender a posse de Geovani com a solicitação da Antecipação de Tutela Jurisdicional, que de acordo com a ação, o mandato de senador não ficará prejudicado por existir o segundo suplente para substituição. O segundo suplente é Salomão Alcolumbre Júnior.

Essa não é primeira que o presidente do PRP se manifesta contra os mandatários amapaenses no Senado Federal. No início desse ano já havia ajuízado ação no TRE pedindo a cassação do senador José Sarney.

Joel Cilião ainda diz que é pré-candidato a Prefeitura de Santana.

Nenhum comentário: